quarta-feira, 25 de março de 2009

Semana de 16 a 19 de Março

Nesta semana colocámos uma noticia no blog relacionada com um carro movido a energia solar, claro, que deu a volta ao mundo em 17 meses percorrendo 52 mil quilometros. Um feito bastante impressonante, que mostra bem que a energia solar é uma solução bastante viável. Isto só vem provar que tínhamos razão. Se é possivel fazer mover um carro à escala também será possivel num carro em tamanhos reais.

Esta foi também uma semana em que começámos a preparar a nossa apresentação de final de periodo.

Temos mais noticias sobre os paineis. Devem chegar dentro de 15 dias, no máximo, dizem eles. Por isso deveremos concluir o carro nas férias da Páscoa, assim esperemos nós, pois já estamos à espera deles à uns bons meses. Isto quando se trabalha com fornecedores...

sábado, 21 de março de 2009

Notícias

Carro movido a energia solar completa volta ao mundo

Depois de 17 meses, 38 países e 52 mil quilômetros rodados, veículo ecologicamente correcto chegou à Polónia, onde se realiza uma reunião da ONU para discutir mudanças climáticas.


O secretário-executivo das Organizações das Nações Unidas, Yvo de Boer, chegou à reunião da ONU sobre Mudanças Climáticas, que acontece nesta quinta-feira (04/11) em Poznan, na Polônia, de carona num carro movido à energia solar. Conhecido como Táxi Solar, o automóvel completou a última etapa de uma viagem que começou há 17 meses em Lucerna, na Suíça.

Durante esse tempo, o carro passou por 38 países e rodou 52 mil quilômetros. “É a primeira vez que um carro dá a volta ao mundo sem usar uma gota de petróleo”, disse ao jornal Los Angeles Times o suíço Louis Palmer, de 36 anos, um professor escolar responsável por completar a aventura. “O carro é ecológico, econômico e totalmente confiável”. Durante a viagem, veículo só ficou parado dois dias por problemas técnicos. O Táxi Solar é um pequeno carro de dois lugares que leva uma carreta cheia de painéis solares. Ele atinge 90 quilômetros por hora e tem autonomia de 300 quilômetros quando as baterias estão recarregadas.

terça-feira, 17 de março de 2009

Semana de 9 a 12 de Março

Durante esta semana fizemos uma postagem de uma notícia relacionada com a abertura da segunda maior central nacional, e desenvolvemos o nosso manual de instruções do carrinho que ficou praticamente concluído. Esta semana não foi das mais produtivas visto que não tivemos aulas segunda feira.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Notícias

Segunda maior central solar em Portugal começa a produzir terça-feira

Ferreira do Alentejo, Beja, 09 Mar -- A segunda maior central solar fotovoltaica em Portugal começa a produzir parcialmente terça-feira em Ferreira do Alentejo (Beja), devendo começar a funcionar em pleno até final deste ano, após um investimento de quase 50 milhões de euros.


A central, com uma capacidade total instalada de 12 megawatts (MW), é hoje ligada à rede eléctrica nacional e começa a produzir terça-feira de forma parcial e com os primeiros sete MW já instalados, adiantou hoje à agência Lusa Hélder Serranho, administrador do grupo português Generg, promotor do projecto.

Segue-se a instalação dos restantes cinco MW "até final deste ano", altura em que a central deverá começar a funcionar em pleno, para produzir 21,3 gigawatts/hora de energia "limpa" por ano, "ligeiramente mais do que o consumo anual de electricidade do concelho de Ferreira do Alentejo".

Em termos de "benefícios ambientais", a central, o primeiro projecto fotovoltaico do grupo Generg e que está a ser instalada num terreno de quase 60 hectares na Herdade da Chaminé, vai evitar anualmente a importação de sete mil toneladas de fuel (cerca de 48 mil barris de petróleo não refinado) e permitir poupar 12 mil toneladas de emissões de CO2, salientou Hélder Serranho.

Quanto a impactos socioeconómicos, frisou, o projecto da central, orçado em quase 50 milhões de euros, "um dos maiores investimentos em energias renováveis no Alentejo", vai criar "seis empregos, três dos quais permanentes", além dos postos de trabalho temporários nas fases de instalação.

Quando estiver totalmente instalada e a funcionar em pleno, a central solar do grupo Generg, a segunda de três no concelho de Ferreira do Alentejo, será a segunda maior em Portugal, depois da maior do mundo com 46,41 MW e a produzir em pleno desde Dezembro de 2008 perto da vila de Amareleja, no concelho de Moura.