segunda-feira, 20 de abril de 2009

Notícias

Energia: Eléctrica norte-americana PG&E quer distribuir energia solar recolhida no Espaço em 2016


A eléctrica norte-americana PG&E prevê iniciar a distribuição de energia solar oriunda do Espaço em 2016, através da utilização de painéis solares em satélites que se encontram em órbita à volta da Terra.


Num artigo publicado no blogue da empresa, a PG&E anunciou ter firmado um acordo com a empresa Solaren Corp. para o abastecimento de 200 megawatts de energia solar recolhida no Espaço nos próximos 15 anos.

A Solarem pretende obter a energia graças a painéis solares instalados em satélites, uma ideia que foi estudada pela agência espacial norte-americana NASA nos anos setenta e pela administração do ex-presidente Bill Clinton nos anos noventa.

A energia solar recolhida desses painéis solares será posteriormente convertida em ondas de rádio para poder enviada para uma estação em Fresno, Estado da Califórnia, onde é convertida em electricidade e distribuída aos consumidores através da PG&E.

A eléctrica norte-americana afirma no seu blogue que a energia solar disponível no Espaço é "entre oito a dez vezes superior à que se obtem na Terra" e independente das condições climatéricas ou das Estações do ano.

Embora reconhecendo as dificuldades para conseguir alcançar este objectivo, a eléctrica acredita que a Solaren estará em condições de começar a enviar energia solar para os consumidores da PG&R em 2016.

"Se a Solaren tiver êxito, o mundo das energias renováveis nunca mais será o mesmo".

Nenhum comentário: