quarta-feira, 20 de maio de 2009

Notícias

Austrália quer construir a maior central solar do mundo

(Primeiro-Ministro australiano, Kevin Rudd)

A Austrália quer construir a maior central solar do mundo, capaz de produzir mil megawatts de energia, num investimento de cerca de 777 milhões de euros, anunciou hoje o primeiro-ministro Kevin Rudd.

“O Governo pretende investir com a indústria na maior central de produção de energia solar do mundo, que será três vezes maior do que a actual, que está na Califórnia”, disse Rudd.

Rudd justificou o desafio com a necessidade de “apoiar um futuro limpo para a Austrália, de promover a actividade económica e para criar postos de trabalho”. O primeiro-ministro sublinhou ainda que a Austrália quer ser líder na energia renovável. “Não queremos ser seguidores, queremos ser líderes”.

Mas não é tudo. Kevin Rudd adiantou que, eventualmente, esta central será o primeiro passo para criar uma rede de centrais solares por todo o país. As localizações serão escolhidas de forma a integrar-se na actual rede eléctrica.

Rudd adiantou ainda que a Austrália vai tornar-se membro de pleno direito da Agência Internacional das Energias Renováveis (IRENA, sigla em inglês). O seu primeiro encontro global está marcado para Junho. A IRENA foi criada oficialmente em Bona, a 26 de Janeiro deste ano. Até ao momento, 80 Estados já assinaram os seus estatutos: 29 africanos, 27 europeus, 16 asiáticos e oito latino-americanos. Portugal está na lista.

IN, Público, 17.05.2009

Nenhum comentário: