sábado, 6 de junho de 2009
Fim do Ano lectivo
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Notícias
(Primeiro-Ministro australiano, Kevin Rudd)
A Austrália quer construir a maior central solar do mundo, capaz de produzir mil megawatts de energia, num investimento de cerca de 777 milhões de euros, anunciou hoje o primeiro-ministro Kevin Rudd.
“O Governo pretende investir com a indústria na maior central de produção de energia solar do mundo, que será três vezes maior do que a actual, que está na Califórnia”, disse Rudd.
Rudd justificou o desafio com a necessidade de “apoiar um futuro limpo para a Austrália, de promover a actividade económica e para criar postos de trabalho”. O primeiro-ministro sublinhou ainda que a Austrália quer ser líder na energia renovável. “Não queremos ser seguidores, queremos ser líderes”.
Rudd adiantou ainda que a Austrália vai tornar-se membro de pleno direito da Agência Internacional das Energias Renováveis (IRENA, sigla em inglês). O seu primeiro encontro global está marcado para Junho. A IRENA foi criada oficialmente em Bona, a 26 de Janeiro deste ano. Até ao momento, 80 Estados já assinaram os seus estatutos: 29 africanos, 27 europeus, 16 asiáticos e oito latino-americanos. Portugal está na lista.
IN, Público, 17.05.2009
Notícias
Notícias
O Hotel Quinta da Marinha Resort está a utilizar nos seus serviços o Sun Cook, forno com tecnologia óptica que funciona à base de energia solar, afirmando-se como uma solução «amiga do ambiente».
O aparelho apresenta um modo de funcionamento simples: a radiação solar é concentrada pelos espelhos de óptica, que por sua vez aquecem os recipientes (tacho ou tabuleiro). «As paredes do forno estão muito bem isoladas e o vidro duplo conserva o calor por bastante tempo», segundo o divulgado em comunicado.
O Sun Cook permite cozinhar diversos tipos de comida, como «sopas, guisados, estufados, assados (sem tostar), bolos e algumas receitas de pão». A maior parte das receitas leva cerca de duas a três horas a cozinhar.
«O Sun Cook é uma verdadeira alternativa ecológica porque não polui é muito seguro por não existir risco de incêndio ou explosão», disse Luís Ferreira, director de Food & Beverage do Hotel.
Vídeo
terça-feira, 19 de maio de 2009
Semana de 11 a 14 de Maio
Também preparámos os materiais para a exposição na biblioteca, os cartazes, o Bilhete de Identidade e o manual de instruções para a construção do carro.
domingo, 10 de maio de 2009
Semana de 4 a 7 de Maio
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Semana de 20 a 23 de Abril
Disponibilizámos duas notícias na qual a primeira fala que a energia armazenada nos paineis solares colocádos nos satélites espaciais no espaço em volta da Terra vai ser usada como corrente eléctrica em nossas casas. A outra notícia é sobre o primeiro telemovel a energia solar com resistência a água.
Notícias
No Japão, a Sharp e a empresa KDDI de telecomunicações estão a acabar o primeiro telemovel que é carregado por raios solares e é resistente à água.
Com previsão de lançamento para Junho, o aparelho proporcionará, segundo os fabricantes, um minuto de fala (ou duas horas em stand by) para cada dez minutos de exposição aos raios solares.
Apesar de não ser tão dinâmico na recarga, este telemóvel é uma opção ecológica para ser usado em ambientes abertos, como praias e clubes, reduzindo as emissões de CO2.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Notícias
A eléctrica norte-americana PG&E prevê iniciar a distribuição de energia solar oriunda do Espaço em 2016, através da utilização de painéis solares em satélites que se encontram em órbita à volta da Terra.
Num artigo publicado no blogue da empresa, a PG&E anunciou ter firmado um acordo com a empresa Solaren Corp. para o abastecimento de 200 megawatts de energia solar recolhida no Espaço nos próximos 15 anos.
A Solarem pretende obter a energia graças a painéis solares instalados em satélites, uma ideia que foi estudada pela agência espacial norte-americana NASA nos anos setenta e pela administração do ex-presidente Bill Clinton nos anos noventa.
A energia solar recolhida desses painéis solares será posteriormente convertida em ondas de rádio para poder enviada para uma estação em Fresno, Estado da Califórnia, onde é convertida em electricidade e distribuída aos consumidores através da PG&E.
A eléctrica norte-americana afirma no seu blogue que a energia solar disponível no Espaço é "entre oito a dez vezes superior à que se obtem na Terra" e independente das condições climatéricas ou das Estações do ano.
Embora reconhecendo as dificuldades para conseguir alcançar este objectivo, a eléctrica acredita que a Solaren estará em condições de começar a enviar energia solar para os consumidores da PG&R em 2016.
"Se a Solaren tiver êxito, o mundo das energias renováveis nunca mais será o mesmo".
O nosso carro...
quarta-feira, 25 de março de 2009
Semana de 16 a 19 de Março
Esta foi também uma semana em que começámos a preparar a nossa apresentação de final de periodo.
Temos mais noticias sobre os paineis. Devem chegar dentro de 15 dias, no máximo, dizem eles. Por isso deveremos concluir o carro nas férias da Páscoa, assim esperemos nós, pois já estamos à espera deles à uns bons meses. Isto quando se trabalha com fornecedores...
sábado, 21 de março de 2009
Notícias
Depois de 17 meses, 38 países e 52 mil quilômetros rodados, veículo ecologicamente correcto chegou à Polónia, onde se realiza uma reunião da ONU para discutir mudanças climáticas.
O secretário-executivo das Organizações das Nações Unidas, Yvo de Boer, chegou à reunião da ONU sobre Mudanças Climáticas, que acontece nesta quinta-feira (04/11) em Poznan, na Polônia, de carona num carro movido à energia solar. Conhecido como Táxi Solar, o automóvel completou a última etapa de uma viagem que começou há 17 meses em Lucerna, na Suíça.
Durante esse tempo, o carro passou por 38 países e rodou 52 mil quilômetros. “É a primeira vez que um carro dá a volta ao mundo sem usar uma gota de petróleo”, disse ao jornal Los Angeles Times o suíço Louis Palmer, de 36 anos, um professor escolar responsável por completar a aventura. “O carro é ecológico, econômico e totalmente confiável”. Durante a viagem, veículo só ficou parado dois dias por problemas técnicos. O Táxi Solar é um pequeno carro de dois lugares que leva uma carreta cheia de painéis solares. Ele atinge 90 quilômetros por hora e tem autonomia de 300 quilômetros quando as baterias estão recarregadas.
terça-feira, 17 de março de 2009
Semana de 9 a 12 de Março
segunda-feira, 9 de março de 2009
Notícias
Ferreira do Alentejo, Beja, 09 Mar -- A segunda maior central solar fotovoltaica em Portugal começa a produzir parcialmente terça-feira em Ferreira do Alentejo (Beja), devendo começar a funcionar em pleno até final deste ano, após um investimento de quase 50 milhões de euros.
A central, com uma capacidade total instalada de 12 megawatts (MW), é hoje ligada à rede eléctrica nacional e começa a produzir terça-feira de forma parcial e com os primeiros sete MW já instalados, adiantou hoje à agência Lusa Hélder Serranho, administrador do grupo português Generg, promotor do projecto.
Segue-se a instalação dos restantes cinco MW "até final deste ano", altura em que a central deverá começar a funcionar em pleno, para produzir 21,3 gigawatts/hora de energia "limpa" por ano, "ligeiramente mais do que o consumo anual de electricidade do concelho de Ferreira do Alentejo".
Em termos de "benefícios ambientais", a central, o primeiro projecto fotovoltaico do grupo Generg e que está a ser instalada num terreno de quase 60 hectares na Herdade da Chaminé, vai evitar anualmente a importação de sete mil toneladas de fuel (cerca de 48 mil barris de petróleo não refinado) e permitir poupar 12 mil toneladas de emissões de CO2, salientou Hélder Serranho.
Quanto a impactos socioeconómicos, frisou, o projecto da central, orçado em quase 50 milhões de euros, "um dos maiores investimentos em energias renováveis no Alentejo", vai criar "seis empregos, três dos quais permanentes", além dos postos de trabalho temporários nas fases de instalação.
Quando estiver totalmente instalada e a funcionar em pleno, a central solar do grupo Generg, a segunda de três no concelho de Ferreira do Alentejo, será a segunda maior em Portugal, depois da maior do mundo com 46,41 MW e a produzir em pleno desde Dezembro de 2008 perto da vila de Amareleja, no concelho de Moura.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Semana de 16 a 19 de Fevereiro de 2009
Continuamos à espera dos painéis, para os incorporar no carro, ainda devem demorar sensivelmente um mês, mais coisa menos coisa...
Quanto à palestra sem convidado ainda não temos uma data certa, pois isso depende de quando os painéis vão chegar. Só quando os tivermos é que podemos ter o carro completo, e poder apresentá - lo à turma.
Publicidade
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Semana de 9 a 12 de Fevereiro de 2009
Também nesta semana recebemos a notícia dos preços dos paineis. Ficava acima de 1000€, e isso era um pouco acima do que estávamos à espera. Por isso decidimos optar por um conjunto mais barato (por volta dos 80€), e assim alterar um pouco a estrutura do carro.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Semana de 2 a 5 de Fevereiro de 2009
Durante esta semana actualizámos o nosso blog, em vários aspectos, como "Notícias", "Factos", acrescentámos um vídeo de corridas de carros movidos a energia solar e ainda melhorámos a apresentação do nosso blog.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
carro telecomandado
...Neste momento estamos à espera das células celulares que vêm de Espanha para colocar no carrinho.
São necessárias 12 células celulares de 0,5v / 1,3A.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Notícias
O Estado do Vaticano converteu-se hoje à energia solar com a inauguração da sua primeira instalação de energias “limpas” no telhado da moderna sala Paulo VI, a dois passos da basílica de São Pedro.
Notícias
Distinção. Projecto de energia solar considerado como o mais inovador
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Notícias
A EDP criou a MyEnergy, uma marca vocacionada para as energias renováveis e produtos de microgeração. A promoção do produto será direccionada para clientes que habitem vivendas unifamiliares, todo o ano. Numa primeira fase será abrangida a região do Algarve (cerca de 22 mil clientes), estendendo-se depois a todas as restantes regiões do continente, num universo total de 300 mil clientes.
A Solução Solar Térmica é a primeira linha da nova gama de produtos da recém-criada marca. Segundo a empresa, os sistemas solares térmicos permitem aos clientes poupar na factura de energia, uma vez que deixam de pagar pelo aquecimento da água (a solução fornece cerca de 60 a 80 por cento das necessidades dos consumidores), asseguram autonomia no abastecimento, podendo ainda deduzir 30 por cento do valor investido no IRS, até 761 euros.
A EDP seleccionou a Ao Sol, a SunTechnics e a Vulcano como parceiros para a instalação dos painéis solares térmicos. Após análise individual das necessidades e condições da casa do consumidor, é proposta uma solução, garantindo a empresa a instalação, a assistência pós-venda e manutenção necessárias à máxima rentabilização do sistema.
Os consumidores podem recorrer a um financiamento até 10 anos e definir uma prestação igual ao valor que deixam de pagar pela energia consumida actualmente para o aquecimento de água. Esta opção é disponibilizada pela Caixa Geral de Depósitos. Durante a campanha de lançamento, até 31 de Outubro deste ano, todos os equipamentos têm um desconto de 10 por cento.
Notícias
A EDP Renováveis está a analisar outras fontes de energia renovável depois da eólica, nomeadamente a solar, onde tem já um projecto em estudo de cerca de 200 megawatts, revelou hoje a empresa.
"Estamos a monitorizar as novas tecnologias e a mais adiantada é a energia solar que pode vir a ser objecto de uma segunda vaga nas energias renováveis, por isso estamos atentos", afirmou hoje a presidente-executivo da EDP Renováveis, Ana Maria Fernandes, durante a apresentação oficial da empresa.
A EDP Renováveis refere que existe um potencial de crescimento atractivo na energia térmica solar centralizada, estimando-se que a capacidade instalada possa crescer 30 por cento em Espanha e 21 por cento nos Estados Unidos até 2020.
A EDP Renováveis refere que tem um "pipeline" em estudo de cerca de 200 megawatts (MW), não revelando onde, e que está a analisar o desenvolvimento da regulação para concluir a sua viabilidade comercial.
O presidente-executivo da EDP, António Mexia, questionado sobre onde poderá investir em termos de energia solar afirmou que "os Estados Unidos são um bom país".
Relativamente a outras energias, a EDP Renováveis afirma estar a analisar um projecto-piloto de 2,25 MW em Portugal na energia das ondas e ter participado em estudos preliminares em França e em Portugal relativamente ao eólico off-shore (no mar).
A EDP Renováveis vai manter a estratégia de crescer para os países vizinhos partir dos três pólos já estabelecidos: Brasil, Estados Unidos e Península Ibérica.
"Gostamos de mercados com características de vento e regulatórias que tragam rentabilidade", afirmou António Mexia.
"Agrada-nos o Brasil para olhar para o resto da América Latina, vamos usar os EUA para olhar para o Canadá e a Polónia para olhar para os países à sua volta", acrescentou.
Referiu ainda o Reino Unido como um mercado óbvio mas já maduro e também a Grécia como países onde a EDP poderá investir.
A empresa tem actualmente uma capacidade instalada de 3.706 MW, pretendendo instalar em média 1,4 gigawatts (GW) por ano até 2012.
O objectivo é atingir os 10.500 MW de capacidade instalada em 2012.
No primeiro trimestre deste ano, a empresa instalou mais 2.090 MW, tendo aumentado a capacidade instalada em 129 por cento face a igual período do ano passado.
A EDP Renováveis é actualmente o quarto operador mundial e o líder em termos de crescimento da capacidade instalada.
É ainda o terceiro operador a nível europeu e o terceiro na Europa.
Notícias
Maior central fotovoltaica começou hoje a funcionar
A maior central fotovoltaica do mundo, situada na Amareleja, entrou hoje em funcionamento após um investimento total de 261 milhões de euros, anunciou a Acciona Energia em comunicado.
A central fotovoltaica, com uma capacidade instalada de 46 megawatts (MW), vai produzir 93 milhões de kilowatts/hora (kWh) por ano, valor que equivale ao consumo de mais de 30 mil famílias, evitando a emissão de 89.383 toneladas anuais de dióxido de carbono (CO2).
A central, que levou 13 meses a construir, ocupa uma área de 250 hectares e é composta por 2.520 seguidores solares, com 262.080 módulos fotovoltaicos.
Os primeiros três MW foram instalados em finais de 2007, com ligação provisória em Março de 2008. Durante o ano de 2008 foi feita a instalação do restante campo solar e, paralelamente, a construção da linha de evacuação de electricidade, concluída a semana passada com a ligação da central à rede.
Com este projecto, a Acciona, que detém a central a 100 por cento, reforça a sua liderança internacional em energia solar, refere o comunicado da empresa.
A empresa espanhola comprou a central solar da Amareleja, em Janeiro de 2007, à Câmara Municipal de Moura (88 por cento), à Comoiprel (dois por cento) e à consultora Renatura Networks (10 por cento).
Energia Solar
http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap09.htm